Apostas Online

Discussão Off-Topic & Chat Geral => Discussão sobre o Desporto em Geral => Tópico começado por: Admin em Novembro 21, 2025, 06:32:02

Título: Antevisão Atlético-Benfica: Um David contra Golias entre vizinhos que não se viam há 43 anos
Mensagem de: Admin em Novembro 21, 2025, 06:32:02

É preciso recuar 43 anos, mais precisamente até ao dia 11 de dezembro de 1982, para encontrar o último dos 66 jogos entre Benfica e Atlético Clube de Portugal. Tal como nessa época, o duelo entre os dois emblemas, esta sexta-feira, também conta para a Taça de Portugal, face a longa ausência dos de Alcântara na elite do futebol nacional.

Este jogo de abertura da 4.ª ronda da prova rainha do futebol português não será na Tapadinha, recinto do Atlético, por falta de condições, mas acontecerá ali perto, no Restelo, casa emprestada dos homens de Alcântara que deverá registar assistência para este dérbi Lisboeta.

- Tudo sobre o desporto nacional e internacional em sportinforma.sapo.pt -

O jogo antecede a deslocação do Benfica aos Países Baixos para defrontar o Ajax, na 5.ª jornada da Liga dos Campeões, onde uma derrota ditará, muito provavelmente, o adeus à próxima fase.

Uma vitória diante do Atlético ajudará o Benfica a crescer em termos anímicos, depois de dois jogos sem vencer, todos em casa.

José Mourinho terá invariavelmente de mexer na equipa, principalmente na frente de ataque. Sudakov está fora, após lesionar-se na seleção ucraniana, Dodi Lukebakio lesionou-se com gravidade na Bélgica, já foi operado e só deverá voltar aos relvados daqui a três ou quatro meses. Alexander Bah, Manu Silva e Bruma continuam também fora, a recuperar de lesões graves.

O técnico do Benfica poderá dar minutos a alguns dos jovens do plantel, como João Veloso, Diogo Prioste, João Rego, Ivan Lima e Henrique Araújo.

Depois de muitos problemas, o Atlético parece estar no bom caminho para regressar à Primeira Divisão. O emblema de Alcântara é 7.º colocado na Série B da Liga 3 (11 pontos em 10 jogos), num ano em que apostou no jovem treinador Pedro D"Oliveira, de apenas 29 anos, para chegar ao futebol profissional.

Momento de forma: duas equipas com fome de triunfos

Os dois conjuntos chegam a este jogo após um paragem de quase duas semanas para jogos das seleções. Antes da paragem, o Benfica tinha empatado em casa a duas bolas com o Casa Pia, na 11.ª jornada da prova, resultado que deixou os Encarnados a seis pontos da liderança, ocupada pelo FC Porto. No jogo anterior, as Águias tinham somado a quarta derrota na Liga dos Campeões, após perder também na Luz por 1-0, com o Bayer Leverkusen.

A última vitória do Benfica aconteceu no D. Afonso Henriques: 3-0 ao Vitória SC, na 10.ª jornada da I Liga.

Já o Atlético não atravessa um bom momento na Liga 3. Na ronda 10 empatou 1-1 no terreno do Amora, depois de ter perdido em Mafra por 1-0 e de também ter empatado 0-0 na receção ao SC Covilhã. A última vitória foi um 4-0 frente ao 1.º de Dezembro, que veio interromper duas derrotas seguidas, com União de Santarém e Académica de Coimbra.

Na ronda anterior da Taça o Benfica afastou o GD Chaves fora de casa (2-1). Para chegar até aqui, o Atlético eliminou o Rebordosa (1-0) e o Felgueiras (2-0), ambos em casa.

Em 12 jogos disputados esta época, o Atlético somou cinco vitórias, dois empates e cinco derrotas, 12 golos marcados e oito sofridos.

Histórico: Atlético já eliminou Benfica e perdeu uma final da Taça para os Encarnados

Apesar de estar afastado da elite do futebol nacional desde 1976/77, Benfica e Atlético já se defrontaram 66 vezes a nível oficial: 54 vitórias do Benfica contra apenas quatro da equipa da Tapadinha. Os outros oito jogos terminaram empatados.

O último jogo entre ambos foi na Taça de Portugal, na época 1982/83, que o Benfica goleou por 6-0, na Tapadinha, com golos de Diamantino Miranda (14), Zoran Filipovic (34), Humberto Coelho (53 e 60), Minervino Pietra (84) e António Veloso (87). Foi a maior goleada do Benfica no terreno do Atlético a nível oficial.

Na Taça de Portugal, o Benfica ganhou sete dos oito jogos entre ambos. No primeiro jogo entre ambos para a prova rainha do nosso futebol, o Atlético venceu por 3-2. Micael (3 e 47) e Manuel da Costa (9) marcaram para os da Tapadinha, Julinho (1) e Arsénio (53) para os Encarnados, nos quartos de final da prova em 1945/46.

Dos duelos entre os dois emblemas lisboetas para a Taça, destaque para a goleada de 9-2 na temporada 1964/65, a maior goleada aplicada pelo clube da Luz aos da Tapadinha.

O Atlético já esteve em duas finais da Taça de Portugal, ambas perdidas para Benfica e Sporting. A derrota com os Encarnados no jogo decisivo aconteceu na temporada 1948/49, com muita luta no Jamor. O golo de Martinho, aos 90 minutos, não evitou a festa Encarnada, após os golos de Corona (78) e Rogério Pipi (80).

O que dizem os treinadores

José Mourinho (Benfica): "Se olharmos para os anos do Atlético na primeira divisão e para a minha idade... Até me recordo de ver o meu pai jogar na Tapadinha. Para a minha geração, o Atlético é o daquele tempo e não este que viveu as últimas décadas em dificuldades. É bonito e, honestamente, preferia que o jogo fosse na Tapadinha, pelo significado. Mas ser em Belém, num dos estádios mais bonitos do futebol português, e muito perto de Alcântara, será uma noite bonita de futebol, espero".

Pedro D"Oliveira (Atlético CP): "O ensinamento que a Taça nos dá muitas vezes - e já nos deu - é que uma equipa na teoria inferior, a competir no escalão inferior, mas a verdade é que não é. O que sinto é que se estivermos na máxima força, acreditarmos ao máximo no que trabalhamos, as coisas acabam por acontecer. Aqui é um bocadinho diferente, não estamos a falar só de uma equipa de escalão superior, mas de uma das melhores do Mundo. Acaba por ser uma oportunidade."

O Atlético-Benfica está agendado para às 20h30 desta sexta-feira, no Estádio do Restelo. O jogo será dirigido pelo árbitro Fábio Veríssimo, da Associação de Futebol de Leiria. Nélson Pereira e Francisco Pereira serão os assistentes, Bruno Vieira o quarto árbitro. De recordar que não há video-árbitro nesta fase da Taça de Portugal.